Está chegando o dia da grande final de Porto – O Desafio 2022. Os grupos estão em fase de finalização dos trabalhos e o executivo e apresentador do programa, Maxwell Rodrigues, fala sobre como está a competição.
“Esse é um projeto muito importante, que muda a vida das pessoas. Esse ano temos três grupos, muito empenhados, muito equilibrados. A competição está bem acirrada. A grande diferença é que nessa edição, os nove podem ser contratados. Vai depender do desempenho individual de cada um deles.  Para isso, você precisa de um bom desempenho coletivo também. Esse é o grande segredo, trabalhar em grupo para se destacar e ter a oportunidade de ganhar o emprego”.
Nessa edição de Porto – O Desafio, foram selecionados nove participantes, divididos em três equipes que estão sendo submetidas a uma série de atividades como: reuniões, trabalhos e processos relacionados ao objetivo do programa. Eles serão avaliados pelos executivos da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Eldorado Brasil Celulose, que estão acompanhando o processo.
“Estão muito curiosos, tanto o Ricardo Arten (BTP) quanto o Flávio da Rocha Costa (Eldorado). Eles me perguntam do desempenho, como estão dentro das dinâmicas. Ali que a gente percebe quando estão colocando a mão na massa e absorvendo esse desafio”.
Depois de escolhido o grupo vencedor, a disputa será individual. O destaque de equipe ganhará um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois recebem um curso de graduação tecnológica de 2 anos na mesma instituição.
Entre os nove participantes, também existirá uma disputa individual. Um deles ganhará um emprego, em uma das empresas parceiras do projeto.

A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário será composta por dois episódios, que serão transmitidos na TV Tribuna. O programa será apresentado por Maxwell Rodrigues e terá seu primeiro episódio no dia 6 de agosto, com a grande final no dia 13 do mesmo mês.