Porto 360 – O Desafio

Campeão de 2021 exalta aprendizado e dá dicas para Porto – O Desafio

Sucesso em 2021, Porto – O Desafio está de volta para discutir as principais dificuldades do Porto de Santos e também buscar soluções para que essas questões sejam devidamente resolvidas.
O destaque da primeira edição do reality, o engenheiro civil Lucas Mestre, segue trabalhando na área, na vaga que conseguiu pelo programa, na Brasil Terminal Portuário (BTP). Mestre lembra com carinho e muita gratidão do projeto.
“Primeiro sentimento que vem é lembrando dos colegas e dos mentores. De todos os participantes. A experiência foi bem intensa. Dá um saudosismo”, disse Mestre.
Aos 35 anos, ele é analista de infraestrutura júnior na empresa. Mesmo sem nunca ter trabalhado na área antes, Mestre conta que o conhecimento adquirido no reality serviu de base para o trabalho.
“A preparação que eu tive foi essencial para eu poder começar e estar preparado para o setor portuário. Eu não era da área, de 0 a 100, foi 100% de aprendizado. O contato com os mentores foi bem tranquilo. Eles não pegam na sua mão. Estão ali para auxiliar. A gente buscava para ter uma outra visão. Não era uma muleta, era só uma direção”, explicou o engenheiro.
Por fim, o destaque da primeira edição deu dicas para que os concorrentes de 2022 possam se sair bem nas inscrições e nas gravações.
“Seja você mesmo. Não tente ser uma pessoa que você não é. Pode até enganar um ou outro, passar de uma fase, mas vai ficar evidente que você não é aquela pessoa. No programa dá um friozinho na barriga. Você está sendo avaliado, mas precisa manter a calma, ter segurança e se preparar”, concluiu Mestre.
Assim como em 2021, os nove participantes serão divididos em três equipes e submetidos a uma série de atividades como: reuniões, trabalhos e processos relacionados ao objetivo do programa. Eles terão a orientação de mentores (profissionais especializados e indicados pela FGV Strong).
Executivos das empresas patrocinadoras do programa irão expor problemas do mundo portuário e os participantes deverão apresentar ideias e soluções. Os próprios executivos irão escolher os vencedores.
Depois de escolhido o grupo vencedor, a disputa será individual. O destaque da equipe ganhará um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois recebem um curso de especialização na mesma instituição.
Inscrições estão abertas
Estão abertas as inscrições para a edição 2022 de “Porto – O Desafio”. Os interessados podem se inscrever através do link http://epartner.vagas.com.br/v2391211 até o dia 28 de junho. Mais informações na página atribuna.com.br/odesafio.
É necessário ser morador da Baixada Santista (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Cubatão, São Vicente, Santos e Guarujá), ter mais de 21 anos e curso superior completo (bacharel), reconhecido pelo MEC e concluído até 2021.
Serão 50 candidatos selecionados para a etapa de entrevistas e nove terão a oportunidade de participar do programa. A seleção ficará a cargo da Strong Business School – FGV.

A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário será composta por dois episódios, que serão transmitidos na TV Tribuna. O programa será apresentado por Maxwell Rodrigues e terá seu primeiro episódio no dia 6 de agosto, com a grande final no dia 13 do mesmo mês.