Porto 360 – O Desafio

Inscrições encerradas para o Reality ‘Porto 360° O Desafio’


Projeto estreia no próximo dia 5 nas redes sociais do Grupo Tribuna.

As inscrições para a participação do reality ‘Porto 360° – O Desafio’, realizado pelo Grupo Tribuna, foram encerradas no último domingo (11). Na primeira fase, a plataforma do projeto recebeu mais de 6.500 acessos e uma média de 400 inscritos. Nesta semana, teve início a pré-seleção de 50 candidatos escolhidos por profissionais de RHs dos terminais portuários, da Strong FGV e do Sebrae. Para concluir esta fase do processo, os selecionados deverão enviar um vídeo de apresentação de até 30 segundos explicando, brevemente, a motivação para participar do reality.

Dentre os semifinalistas, serão escolhidos os nove finalistas da primeira edição do ‘Porto 360° – O Desafio’, apresentado por Maxwell Rodrigues.

Com uma proposta inovadora e pioneira, o projeto tem como objetivo estimular os participantes a trazerem soluções para um problema pertinente ao Porto de Santos, proposto pelos executivos Ricardo Arten, da Brasil Terminal Portuário, Fábio Siccherino, da DPW Santos e Roberto Teller, da Santos Brasil. As equipes terão três pessoas cada e a que apresentar o melhor projeto será contemplada com vagas de emprego nos terminais e ainda concorrerá a um MBA na Strong FGV.

Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, acredita que a iniciativa é muito importante. “Para a Santos Brasil é muito importante fazer parte de iniciativas que busquem melhorias para o Porto de Santos, que incentivem o desenvolvimento profissional e integrem a cidade com o porto. Um projeto como esse leva para o público da Baixada Santista mais conhecimento sobre o dia a dia dos terminais portuários e reforça a importância da atividade para a sociedade. Acreditamos também que será uma ferramenta interessante de mostrar as oportunidades profissionais que existem no setor para quem está buscando uma área de atuação para iniciar sua carreira ou até para quem deseja mudar de atividade”, diz.

A oportunidade de mostrar o dia a dia do maior Porto da América do Sul é a grande aposta de Paulo Gabriel Setten, gerente de Comunicação e Marketing da DP World Santos. “O projeto Porto 360º – O Desafio é uma forma criativa de aproximarmos a população da Baixada Santista do maior porto da América Latina. Apesar de ser uma das maiores fontes de renda da região e ter um grande papel na economia do país, muitas pessoas não têm ideia de como é a rotina de trabalho no Porto. Ou ainda o imaginam como um local onde só existem maquinários e muito trabalho braçal. O formato de reality show é uma sacada importante, porque vai nos permitir mostrar um pouco do nosso dia a dia e do ambiente de trabalho dinâmico, integrado às operações. Além disso, também ofereceremos como contrapartida uma vaga de trabalho em cada uma das empresas envolvidas no programa. O complexo santista tem se modernizado com o passar dos anos, conciliando tecnologia, produtividade e sustentabilidade, algo que tem demandado uma mão de obra cada vez mais preparada para os desafios e as transformações logísticas 4.0. Tenho certeza de que esta experiência será diferenciada e representará um grande marco no entretenimento da cidade”.

O programa será composto por oito episódios e é considerado o primeiro reality show da vida corporativa do Porto de Santos. Quem também aprovou a ideia do projeto foi Yara Motta, Gerente de Comunicação & Marketing da BTP, que falou da oportunidade de construir, em conjunto com outros profissionais, o desafio. “Acreditar e inovar é o lema da BTP. Somos movidos por inovação, daquelas que nos permitem estar mais perto das pessoas para criar um ambiente portuário ainda mais eficiente e próspero para a sociedade. A gente se conecta facilmente com grupos que compartilham do mesmo propósito, e o Grupo Tribuna acertou em cheio ao nos convidar para fazer parte desse projeto. A proposta do Porto 360º – O Desafio brilhou nos nossos olhos à primeira vista. Do CEO ao RH, da equipe de Excelência Operacional ao time de Comunicação, todos compraram essa ideia que permite aproximar a comunidade da Baixada Santista com o dia a dia da nossa atividade portuária. E não faltou planejamento para pensar a melhor forma de fazer. A gente se juntou, conversou demais até chegar nesse formato de reality. E sim, nós queremos conhecer qual será a melhor solução proposta para o desafio. Mas tão importante para nós é essa trajetória, que nos dará a chance de conhecer participantes incríveis, dispostos a promover uma transformação positiva e única para o nosso setor”, finaliza.

A estreia do reality ‘Porto 360° – O Desafio’ será no dia 5 de agosto. O programa será exibido semanalmente, sempre às quintas-feiras, até o dia 23 de setembro. A exibição acontecerá, simultaneamente, no Facebook do Grupo Tribuna e, também, no Youtube do Jornal A Tribuna.