Já foram selecionados os nove participantes de Porto – O Desafio 2022. Após o anúncio da seleção, já começou o processo de mentoria, com os dois professores que terão a responsabilidade de orientar os grupos.
Um desses mentores é Renato dos Santos, professor doutor na área de engenharia e produção da Strong Business School, conveniada da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No seu segundo ano de projeto, Santos fala sobre sua expectativa para essa edição.
“Como todo reality, é uma transformação na vida dessas pessoas. A gente tem uma responsabilidade muito grande. Estamos lidando com o futuro deles, com a personalidade. Isso pode mudar totalmente o espírito de competição desses candidatos. O mentor tem que desenvolver, construir e, ao mesmo tempo, ser cauteloso para não transformar um processo competitivo em conflito. Precisamos ter esse cuidado”.
Para o professor, o projeto como todo deve evoluir nessa segunda edição, aumentando a exigência tanto dos participantes, quanto dos mentores.
“A régua fica muito mais alta.  A expectativa é maior. A gente precisa sempre evoluir. Subir a régua é um processo natural. Assim, a gente vai viver durante todo o reality”, concluiu Santos.
Nessa edição, foram selecionados nove participantes, divididos em três equipes que serão submetidas a uma série de atividades como: reuniões, trabalhos e processos relacionados ao objetivo do programa. Eles serão avaliados pelos executivos da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Eldorado Brasil Celulose.
Depois de escolhido o grupo vencedor, a disputa será individual. O destaque de equipe ganhará um curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois recebem um curso de graduação tecnológica de 2 anos na mesma instituição.
Entre os nove participantes, também existirá uma disputa individual. Um deles ganhará um emprego, em uma das empresas parceiras do projeto.

A edição 2022 do primeiro Reality do setor portuário será composta por dois episódios, que serão transmitidos na TV Tribuna. O programa será apresentado por Maxwell Rodrigues e terá seu primeiro episódio no dia 6 de agosto, com a grande final no dia 13 do mesmo mês.