Porto 360 – O Desafio

Porto 360°– O Desafio conhece seus vencedores

O engenheiro civil Lucas Mestre, a administradora de empresas Sabrina Ferrero e o especialista em Comércio Exterior Rodrigo Marconcim foram os vencedores do reality Porto 360° – O Desafio. Promovida pelo Grupo Tribuna, a ação não apenas treinou, como mudou a vida dos três participantes, que foram contratados pela Brasil Terminal Portuário (BTP), pela Dubai Ports World (DPW) Santos e pela Santos Brasil, respectivamente.

O episódio final do reality, com o anúncio dos ganhadores, foi transmitido na noite desta quinta-feira (23), nas redes sociais do Grupo Tribuna.

Durante 50 dias, o primeiro reality show corporativo do Porto de Santos discutiu as principais dificuldades enfrentadas no cais santista e buscou soluções para que essas questões sejam resolvidas. Nove concorrentes participaram do programa. A seleção ficou a cargo da especialista em RH Dione Fagundes.

A ação, comandado pelo apresentador Maxwell Rodrigues, reuniu os principais executivos do setor. Entre eles, estavam Ricardo Arten, da BTP; Fábio Siccherino, da DPW Santos; e Roberto Teller, da Santos Brasil. Os participantes foram mentorados por Marcio Cruz, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Renato dos Santos, da Strong FGV, que deram suporte para que os participantes entreguem a melhor solução exigida pelos executivos.

Ontem, no episódio final, as três equipes Visionários, Diamante e Shark apresentaram seus projetos. E o primeiro grupo foi o escolhido pelos executivos dos terminais participantes.

“Apostar neste projeto foi um golaço do Grupo Tribuna. Foi algo inovador, a gente mudou a vida de nove pessoas e isso não tem preço. É usar o poder da comunicação para mudar a vida das pessoas”, afirmou Rodrigues.

Entre os vencedores, sobrou emoção e gratidão pela oportunidade. Para Sabrina Ferrero, é grande a alegria. “Esta fase final foi muito desafiadora e estressante. Temos que lidar com a pressão das provas e também gerenciar os conflitos internos. Foram dias intensos com muitas atividades que foram proporcionadas pelo Grupo Tribuna e pelos patrocinadores. Então, posso dizer que esta foi uma oportunidade única que me fez crescer profissionalmente”.

Já Rodrigo destaca o suporte dos mentores, da equipe e da família durante os 50 dias de treinamento do programa. “Foi uma experiência única, fantástica! O Desafio foi um programa de aperfeiçoamento com uma imersão absurda de conhecimento e dedicação para a elaboração do projeto. Foi algo transformador que mudou minha vida e agora, pós-programa, com a contemplação pelo emprego, só tenho motivos para agradecer”.

Lucas viu uma grande transformação em sua vida. “Buscar soluções e melhorias para o Porto está no meu sangue santista e no meu DNA de engenheiro civil. Fui qualificado e preparado pelo programa para fazer a diferença neste cenário tão competitivo. Agora espero muito trabalho pela frente e poder superar as expectativas da BTP e do Ricardo Arten”.

Considerada o destaque da edição, a administradora de empresas Gabriela Quinta ganhou um MBA, da Strong FGV. Ela destacou que tinha conhecimento do universo portuário antes do reality e, por isso, foram necessários dias intensos de estudo. Além disso, os dois engenheiros do grupo ajudaram a levar ainda mais inovação e tecnologia ao projeto. “Espero poder contribuir com o sucesso do Porto e que nossa relação porto-cidade continue melhorando. Que nunca tinha passado na minha mente agora é o meu sonho, viver do Porto!”

O apresentador do programa, maxwell Rodrigues, ainda destaca que novas edições do reality estão por vir. “Houve três ganhadores e um grupo ganhador, mas ninguém perdeu. O setor portuário ganhou nove profissionais prontos para atuar no setor. Três já admitidos e seis que ainda podem fazer parte de empresas do setor”.