Porto 360 – O Desafio

Inscrições Abertas para o primeiro reality do setor portuário

 

O Porto de Santos será tema, nas próximas semanas, de um projeto completamente inovador que discutirá as principais dificuldades do complexo e, ao mesmo tempo, buscará soluções para que essas questões sejam devidamente resolvidas. O programa, batizado de ‘Porto 360º – O Desafio’ e comandado pelo empresário Maxwell Rodrigues, será exibido nas redes sociais do Grupo Tribuna e reunirá alguns dos principais executivos do setor ao lado de pessoas que terão seus nomes definidos após um processo seletivo.

 

O programa será composto por oito episódios e é considerado o primeiro reality show da vida corporativa do Porto de Santos. Ao lado de Maxwell Rodrigues, os executivos Ricardo Arten, da Brasil Terminal Portuário, Fábio Siccherino, da DPW Santos e Roberto Teller, da Santos Brasil, definirão um problema para que os nove participantes, divididos em três grupos de três pessoas, ajudem a solucionar. A equipe que apresentar o melhor projeto será contemplada com vagas de emprego nos terminais e ainda concorrerão a 1 MBA na Strong FGV.

 

“O reality é muito bom para a gente avançar na solução e ter uma visão diferente dos problemas. Muitos dos temas são discutidos dentro dos terminais. Agora, quando a gente traz uma equipe de fora para fazer visão dos problemas de fora da caixa, eu acho que a contribuição pode ser muito grande. A nossa expectativa é que saiam sugestões de melhorias que, sem dúvida, vão contribuir para a performance dos terminais e para a melhor relação porto-cidade”, prevê Fábio Siccherino, diretor-presidente da DPW.

 

Durante o programa, os três grupos serão mentorados por equipes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Strong FGV, que darão suporte em todos os aspectos para que os participantes entreguem a melhor solução exigida pelos executivos. As inscrições para participar do programa e concorrer aos prêmios começarão na próxima segunda-feira (28) e, durante a programação da TV Tribuna, os telespectadores também poderão acompanhar algumas pílulas das gravações.

 

“Temos uma oportunidade gigantesca de trazer a cidade para perto dos terminais. Queremos mostrar como eles funcionam. Esse reality vai ser uma forma de mostrar esse mundo para a população santista. É a grande vertente econômica da cidade. Muitas vezes as pessoas entendem que o Porto de Santos é um problema quando, na realidade, é a solução. A chave do programa é a riqueza de informação que a gente pode levar para as pessoas. Quem sabe a gente consiga ter boas e inovadoras ideias”, torce Ricardo Arten, diretor-presidente da BTP.

 

No primeiro episódio, que já foi gravado, os executivos definiram os problemas do Porto e qual deles deverá ser solucionado. Já no segundo e no terceiro, Maxwell Rodrigues mostrará o processo seletivo dos candidatos que fizeram a inscrição para participar. Do quarto ao sétimo, o ‘Porto 360º – O Desafio’ trará dinâmicas e a resolução dos problemas. No último episódio, o oitavo desta primeira temporada, teremos a definição final dos vencedores e, também, quem será contemplado com o MBA.

 

“Há muito tempo o Porto de Santos precisa inovar. Precisa garantir que a mão de obra esteja cada vez mais adequada para as necessidades. A gente está aproveitando para discutir, entre os principais players do negócio de contêineres de terminais molhados, a possibilidade de trazer inovação, de avançar, de ir em direção aos melhores terminais do mundo, como a gente já é em termos de produtividade. Agora, cada vez mais automatizar e ter um avanço no nosso negócio”, completa Roberto Teller, diretor de operações da Santos Brasil.

 

Idealizador e apresentador do projeto, o empresário Maxwell Rodrigues não vê a hora de conhecer todos os participantes selecionados e, principalmente, de que o programa vá ao ar. Segundo Maxwell, o ‘Porto 360º – O Desafio’ é uma realização pessoal de algo que jamais foi pensado na história do setor portuário brasileiro. Para Maxwell, o apoio dos três terminais parceiros que farão parte do reality mostra a confiança que o mercado tem no Grupo Tribuna e nos projetos desenvolvidos pela casa.

 

“A minha geração acompanhou dois processos de impeachment e acompanha uma pandemia. Acompanha, também, um momento completamente disruptivo onde o emprego no porto vem sofrendo uma grande transformação. Fazer um projeto onde você consegue aliar os principais terminais de contêineres da América Latina e a possibilidade de emprego no maior porto da América Latina é algo que eu nunca havia visto. Demonstra claramente a preocupação desses três terminais que hoje atuam no Porto de Santos com a questão do Porto – Cidade”, afirma Maxwell.

 

“O reality é um projeto inovador que reafirma o compromisso do Grupo Tribuna com o desenvolvimento do Porto de Santos. Nosso objetivo é mostrar, na forma de entretenimento, a realidade, os gargalos e os desafios que os avanços tecnológicos trazem para a capacitação de mão de obra. Queremos trazer esse olhar de antecipação do futuro, principalmente para os jovens que podem ter no Porto de Santos grandes oportunidades para trilharem uma carreira profissional”, finaliza o Diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono.

 

As inscrições para o “Porto 360º – O Desafio” estão abertas e prosseguem até o dia 11 de Julho. A estreia com o primeiro episódio ocorrerá no dia 5 de agosto e, a partir daí, o programa será exibido semanalmente, sempre às quintas-feiras, até o dia 23 de setembro. A exibição acontecerá, simultaneamente, no Facebook do Grupo Tribuna e, também, no Youtube do Jornal A Tribuna.